Seja Bem vindo

Ao blog da meteorologia

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Fogo avança em fazendas da região Sul de Mato Grosso

O fogo avança em fazendas da região de Rondonópolis, contribuindo para que uma grande quantidade de fumaça continue sobre a área urbana. A pastagem seca, a baixa umidade do ar e as altas temperaturas dificultam o controle das chamas. Nesta segunda-feira (20/09), alguns casos que chamavam a atenção, conforme o denunciado, eram de assentamentos da região de Pedra Preta, São José do Povo e Guiratinga. A assentada Hadely Carneiro dos Santos, do Assentamento 28 de Dezembro, em Pedra Preta, informou que o fogo começou na semana passada e, desde então, já atingiu os Assentamentos Monte Azul, Wilson de Medeiros, Furna e Fazenda Novo Horizonte, na região de Pedra Preta e São José do Povo. Ela alertou que, caso não houvesse controle, o incêndio corria o risco de chegar ao Assentamento 28 de Dezembro.
"Estamos preocupados; nem estamos dormindo à noite", contou a assentada Hadely, observando que o incêndio nas propriedades rurais já matou gado, animais, atingiu veículos e feriu inclusive pessoas que atuavam na tentativa de debelar as chamas. "A situação está muito feia", prosseguiu, continuando que a Prefeitura de Pedra Preta foi acionada, mas não tomou providências quanto ao caso. Conforme Hadely, até então, somente fazendeiros e assentados estavam tentando debelar as chamas que atingem as propriedades da região. "À noite, a gente vê o clarão de onde está pegando fogo", diz. Caso as chamas cheguem ao Assentamento 28 de Dezembro, onde existem 35 famílias cadastradas, a assentada alerta que o incêndio corre o risco de atingir também uma reserva de mata nativa. O comandante adjunto do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente Ednaldo Fernando Rodrigues, esclareceu que somente nesta segunda-feira (20/09), a equipe do Corpo de Bombeiros em Rondonópolis foi acionada para conter o incêndio nessa região de propriedades rurais de Pedra Preta. Após o chamado, afirma que uma equipe com um bombeiro e 04 brigadistas logo se dirigiu à região. O tenente Ednaldo explicou que, em propriedades particulares, geralmente, os proprietários tentam por conta própria controlar o incêndio nas pastagens. Somente após perderem o controle da situação e ameaçar construções e vidas humanas é que o Corpo de Bombeiros acaba sendo acionado. O Corpo de Bombeiros repassou ainda que, no começo da noite de ontem, moradores da região rural do Prata, na zona rural de Guiratinga, também acionaram ajuda devido a um grande foco de incêndio em propriedades rurais da localidade. Os moradores disseram ter feito um acero de 100 metros, mas não conseguiram debelar o fogo. Uma outra equipe dos bombeiros foi enviada para essa região.
Devido à gravidade dos casos na zona rural, o tenente Ednaldo adiantou que o avião especial de combate a incêndios florestais do Governo do Estado foi novamente acionado e deve entrar em ação na manhã de hoje na região. Desde sábado, uma intensa neblina de fumaça cobre totalmente a área urbana de Rondonópolis, principalmente de madrugada e pela manhã. Além disso a fuligem das queimadas tem cobrido veículos e invadido imóveis urbanos. A situação chega a ser uma das piores já registradas no município nos últimos anos.

(Fonte: De olho no tempo, com informações 24 Horas News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário