Seja Bem vindo

Ao blog da meteorologia

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Frio intenso, neve e geada

Atulaizado em 4 de junho de 2010
Uma massa de ar polar forte avança sobre o Sul do Brasil no fim de semana, ocasionando uma queda de temperatura muito acentuada. Esta massa polar terá uma trajetória pelo interior do continente, o que deixa o ar muito seco e com um poder de resfriamento maior. O centro polar (região mais fria do sistema) deve atingir o norte da Argentina e o Paraguai já na manhã do sábado, 5 de junho, e avança sobre o Sul do Brasil no domingo, 6 de junho. Na segunda-feira, 7 de junho, o centro do ar frio ainda estará passando sobre o Sul do Brasil. Este tipo de deslocamento do ar polar gera uma queda de temperatura muito acentuada também em Mato Grosso do Sul e em São Paulo.
Alertas para o Sul do Brasil
Frio intenso a partir da tarde do sábado. A sensação de frio será aumentada por ventos moderados a fortes e muita umidade. Há possibilidade de queda de neve na noite do sábado, 5 de junho, nas cidades mais elevadas das serras gaúcha e catarinense, como Urubici, São Joaquim, Urupema e São José dos Ausentes.
Domingo – 6 de junho: frio intenso e geada ao amanhecer, de até moderada a forte intensidade, em todo o interior do RS, no oeste, planalto e serra de SC, no na Grande Curitiba e interior do Paraná, exceto no extremo norte deste Estado.
Segunda-feira – 7 de junho: frio intenso e geada ao amanhecer, até de moderada a forte intensidade, em todo o interior do RS, no interior de SC, exceto no vale do Itajaí, Grande Curitiba e no interior do Paraná, exceto no extremo norte deste Estado.
Terça-feira – 8 de junho – frio diminui em todo o Sul do Brasil, mas ainda há condições para geada ao amanhecer na serra e planalto do RS e de SC.
Alertas para o Sudeste
Domingo – 6 de junho: frio intenso no Estado de São Paulo, com temperaturas abaixo dos 10ºC em grande parte do interior. Possibilidade de geada ao amanhecer no sul de São Paulo. Forte queda de temperatura no RJ, no sul de MG, Triângulo, Grande BH e zona da mata mineira.
Segunda-feira – 7 de junho: frio intenso no Estado de São Paulo, com temperaturas abaixo dos 10ºC no interior e na Grande SP. Forte queda de temperatura no RJ, no sul de MG, Triângulo e centro-oeste mineiro, Grande BH e zona da mata mineira. Possibilidade de geada ao amanhecer no sul de SP, na Serra da Mantiqueira em SP e no sul do RJ.
Terça-feira – 8 de junho – frio diminui em todo o Sudeste. Condições para geada ao amanhecer no sul de Minas, na Serra da Mantiqueira em SP e no sul do RJ, e nas áreas mais elevadas da Serra dos Órgãos, no RJ.
Alertas para o Centro-Oeste
Sábado – 5 de junho – forte queda de temperatura em MS, no sul e oeste de MT, incluindo as capitais dos Estados. Sensação de frio aumentada pelo vento moderado e ar muito úmido.
Domingo – 6 de junho – frio intenso em MS, no centro-sul e oeste de MT, incluindo as capitais dos Estados, e no sul de Goiás. Forte queda da temperatura máxima nas demais áreas de todos os Estados. Possibilidade de geada ao amanhecer no sul de MS.
Segunda-feira 7 de junho – frio intenso em MS, no centro-sul e oeste de MT, incluindo as capitais dos Estados, e no sul de Goiás. Forte queda da temperatura nas demais áreas dos Estados. Possibilidade de geada ao amanhecer no sul de MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário