Ryan Briscoe venceu a conturbada corrida de Fort Worth, no Texas, disputada neste sábado (5). O australiano da Penske largou na pole e, após muitas trocas de líderes, assumiu a ponta e disputou a vitória com Danica Patrick, da Andretti. Marco Andretti, após corrida de recuperação, foi o terceiro.
Na sequência apareceram os dois pilotos da Ganassi. Scott Dixon foi o quarto, seguido por Dario Franchitti, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis desse ano. A sexta posição ficou com Tony Kanaan, da Andretti, seguido por seu companheiro de equipe, o norte-americano Ryan Hunter-Reay, comprovando o bom rendimento do time.
O surpreendente Alex Lloyd ficou em oitavo, com a pequena Dale Coyne. Dan Wheldon, da Panther, foi o nono, seguido por Vitor Meira, da Foyt, que fechou os dez primeiros colocados.
Raphael Matos terminou a prova de 228 voltas na 16ª posição, seguido por Mario Romancini, da Conquest. Helio Castroneves foi tocado por Mario Moraes e ambos abandonaram a prova.
A corrida
A primeira tentativa de largada foi abortada, já que Briscoe, o pole, avançou demais, saindo do alinhamento ideal. Na segunda, aconteceu a mesma coisa, só que dessa vez a bandeira verde foi dada. Briscoe disparou na frente, seguido por Dario Franchitti e Will Power.
Na oitava volta, Franchitti assumiu a ponta, mas, imediatamente, Briscoe retomou a liderança. A única mudança entre os cinco primeiros foi protagonizada por Scott Dixon, que ultrapassou Power. Helio Castroneves ainda era o quinto, logo à frente de Alex Lloyd.
Jay Howard parou nos pits na volta 19, com problemas de pressão no tanque de combustível, e foi o primeiro a abandonar a prova. No 25º giro, Danica Patrick e Ernesto Viso disputavam posições, com Marco Andretti logo atrás. O crepúsculo atrapalhava os pilotos na saída da curva 2, já que a prova começou no entardecer texano e, no decorrer da prova, as luzes artificiais assumiram a iluminação da pista.
Justin Wilson foi o primeiro a ir para os pits, na volta 43. No tráfego, Danica Patrick assumiu a quarta colocação, passando Dixon, que foi atrapalhado por Milka Duno. A venezuelana abandonou pouco depois, com uma falha em seu carro.
A primeira bandeira amarela do final de semana aconteceu na volta 46, já que a direção de prova julgou ter muitos detritos na pista. Todos os pilotos foram para os pits.
A equipe de Briscoe foi mal e ele perdeu quatro posições. Franchitti ganhou duas e foi o primeiro a sair dos boxes, assumindo a liderança. Tony subiu para a sexta posição. Já Danica ganhou o terceiro lugar. Lloyd errou ao parar o carro nos pits e caiu para 21º.
A relargada foi autorizada na volta 52. Franchitti disparou na frente, enquanto Danica atacava Power, com Dixon na cola da norte-americana. Já Briscoe começava a recuperar posições.
A segunda amarela surgiu na volta 56. Takuma Sato teve uma suspensão quebrada em sua KV, que bateu no muro, na saída da curva 2, e se arrastou por toda a reta. Alguns pilotos do fundo do pelotão pararam para completar o tanque de etanol, para tentar uma nova estratégia.
A bandeira verde foi acionada na volta 66. Franchitti largou bem e abriu grande vantagem. Danica e Briscoe travaram uma ótima batalha, e o australiano conquistou a terceira posição. Tony Kanaan roubou a quinta colocação de Dixon.
Com 79 voltas, Lloyd era um dos mais rápidos da pista. O inglês estava na 14ª colocação. Já Mario Moraes teve um furo em seu pneu. Na nonagésima volta, os pilotos deram uma acalmada. O lusco-fusco já se fazia presente em Fort Worth, deixando as luzes artificiais do oval de uma milha e meia cuidarem da iluminação da prova.
A terceira bandeira amarela foi tremulada na volta 97. Simona de Silvestro bateu sua HVM, que se incendiou. A pilota não conseguia sair do carro e, em momentos de desespero, a equipe de resgate cometeu uma falha, pois não conseguia tirar a jovem das labaredas. A pilota estava muito assustada e não conseguia se soltar. Após alguns solavancos e repuxões, Simona foi literalmente arrancada de dentro do carro e levada para avaliação médica.
A equipe HVM, através de seu Twitter, afirmou que a pilota sofreu algumas queimaduras em sua mão direita. “Apesar de algumas queimaduras, Simona está bem”, disse a equipe na rede de microblogs.
Exatamente na centésima volta, os pits foram abertos e todos pararam para troca de pneus e reabastecimento. Ryan Hunter-Reay errou e chegou a tocar o bico de sua Andretti no muro dos boxes. Franchitti continuou na ponta. A bandeira amarela durou muito tempo. Will Power, teve problemas com seu carro, com um braço de suspensão quebrado, devidamente consertado pela Penske.
A relargada só veio na volta 112, com ótimo movimento de Franchitti, já com a noite dominando o oval texano. No 120º giro, Danica fechou Kanaan, que tirou o pé, perdeu velocidade e muitas posições. Lloyd começou sua corrida de recuperação e já estava na disputando a sétima colocação com Dan Wheldon.
Na volta 129, Helio Castroneves e Mario Moraes se encontraram próximos à linha de chegada. Moraes não viu Castroneves e o fechou, empurrando o três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis para o muro. Helio saiu muito bravo de sua Penske e deu uma enorme bronca em Moraes, que, posteriormente, disse que seu spotter não o avisou da presença de Castroneves. Nessa história, sobrou para Bertrand Baguette, que tocou na Penske após a confusão.
A maioria dos pilotos parou nos pits. Alex Tagliani trocou apenas os pneus e assumiu a liderança. Marco Andretti também teve problemas nos pits e perdeu muito tempo, caindo para a 16ª colocação.
A relargada foi autorizada na volta 138, com Tagliani mantendo a ponta. Power era o segundo, seguido por Dixon, que tomou um leve toque de Briscoe, poucas voltas depois.
Franchitti perdeu rendimento durante a prova e, na volta 166, caiu para a 12ª posição. No mesmo giro, Alex Tagliani abriu nova janela de pits e parou. A Fazzt liberou o canadense para a pista antes de terminarem de abastecer o carro, derrubando um dos mecânicos e perdendo muito tempo. Tagilani ainda teve de pagar um drive-through, por sair dos pits com o equipamento acoplado ao seu carro.
Briscoe e Danica ficaram na pista. A pilota começou a atacar o australiano na volta 183, pouco antes da última parada. Marco Andretti, então terceiro colocado, parou na volta 189, uma antes que Danica. Briscoe parou na seguinte. Depois da última bateria de pits, Danica voltou forte e ultrapassou o australiano, que, na volta seguinte, deu o troco na baixinha e retomou a liderança.
Na ducentésima volta, Marco Andretti apertava Power, enquanto Hunter-Reay disputava a sétima posição com Kanaan. Dixon cresceu na prova e, depois de passar Andretti, chegou em Power. Faltando três voltas para o final, Power teve de parar para abastecer, perdendo a terceira colocação, assumida por Dixon.
Pela primeira vez no ano Will Power não é o líder da categoria. Dario Franchitti passou o australiano e assumiu a primeira posição, com 246 pontos, três a mais que o australiano. Dixon é o terceiro. O melhor brasileiro é Helio Castroneves, em quarto, 35 pontos atrás do escocês.
Indy, Fort Worth, corrida:
1 | Ryan BRISCOE | AUS | | 228 voltas | | | ||
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2 | Danica PATRICK | EUA | | +1.462 | | | | |
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3 | Marco ANDRETTI | EUA | | +2.316 | | | | |
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4 | Scott DIXON | NZL | | +3.077 | | | | |
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5 | Dario FRANCHITTI | ESC | | +7.588 | | | | |
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6 | Tony KANAAN | BRA | | +8.066 | | | | |
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7 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | | +13.939 | | | | |
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8 | Alex LLOYD | ING | | +14.308 | | | | |
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9 | Dan WHELDON | ING | | +15.085 | | | | |
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10 | Vitor MEIRA | BRA | | +15.825 | | | | |
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11 | Ernesto VISO | VEN | | +18.868 | | | | |
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12 | Hideki MUTOH | JAP | | +23.044 | | | | |
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13 | Tomas SCHECKTER | AFS | | +1 volta | | | | |
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14 | Will POWER | AUS | | +1 volta | | | | |
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15 | Sarah FISHER | EUA | | +1 volta | | | | |
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16 | Raphael MATOS | BRA | | +2 voltas | | | | |
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17 | Mario ROMANCINI | BRA | | +2 voltas | | | | |
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18 | Alex TAGLIANI | CAN | | +3 voltas | | | | |
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19 | Justin WILSON | ING | | +3 voltas | | | | |
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20 | Helio CASTRONEVES | BRA | | 129 voltas | NT | | | |
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21 | Mario MORAES | BRA | | 129 voltas | NT | | | |
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22 | Bertrand BAGUETTE | BEL | | 129 voltas | NT | | | |
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23 | Milka DUNO | VEN | | 116 voltas | NT | | | |
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24 | Simona DE SILVESTRO | SUI | | 97 voltas | NT | | | |
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25 | Takuma SATO | JAP | | 56 voltas | NT | | | |
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26 | Jay HOWARD | ING | | 37 voltas | NT | | | |
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