6 de junho de 2010
Uma grande massa de ar polar atua sobre o centro-sul do Brasil e favoreceu um intenso resfriamento durante esta madrugada. O domingo amanheceu gelado no Sul do país, no Estado de São Paulo, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, no sul do Rio de Janeiro, em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. Os dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, que são utilizados para avaliar os recordes de temperatura, só são liberados a partir das 10h30 da manhã e posteriormente serão atualizados neste site.
De acordo com os dados das estações automáticas e dos aeroportos, segue abaixo algumas temperaturas que marcaram o frio intenso do amanhecer deste domingo:
Na Serra de Santa Catarina, a mínima registrada em São Joaquim foi de 2,8 graus e em Urubici foi de apenas 0,5 graus negativos.
No sul do Paraná, também foi registrada temperatura negativa neste domingo. Em General Carneiro às 07 horas da manhã, os termômetros marcavam apenas 1,1 grau negativo. Na Grande Curitiba o frio também foi muito intenso. Segundo os dados do aeroporto Afonso Pena, a mínima foi de apenas 04 graus.
No Rio Grande do Sul, a cidade de São José dos Ausentes, na região serrana, teve mínima hoje de apenas 3,2 graus. De acordo com os aeroportos, em Santa Maria a mínima foi de 05 graus, em Uruguaiana de 07 graus e em Porto Alegre de 08 graus.
No Estado de São Paulo, segundos os dados dos aeroportos, a mínima em Ribeirão Preto foi de 10 graus e em Campinas e em Pirassununga foi de apenas 07 graus. No aeroporto internacional de Guarulhos, a mínima registrada hoje também foi de 07 graus. No aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da cidade de São Paulo, o amanhecer foi com 10 graus. No Campo de Marte, na Zona Norte da capital, o amanhecer foi mais frio, com 09 graus às 06 horas da manhã.
No Sul de Minas, muitas cidades registraram nesta madrugada temperaturas abaixo dos 05 graus. Segundo os dados da estação automática de Monte Verde, a mínima foi de apenas 1,5 graus. Às 07 horas da manhã, o aeroporto de Poços de Caldas registrava somente 02 graus. No Triângulo Mineiro, segundo os dados dos aeroportos, Uberlândia e Uberaba amanheceram hoje com apenas 10 graus.
No sul de Goiás, as temperaturas ao amanhecer, na maioria das cidades, também estavam em torno de 10 graus. Em Rio Verde, a temperatura mínima registrada na estação automática foi de 09 graus.
No sul do Rio de Janeiro, a madrugada também foi fria. Em Resende, a mínima foi de 12,5 graus.
Em Mato Grosso do Sul, as temperaturas também caíram bastante, mas o frio não foi tao intenso como no começo de maio, onde em muitas cidades a temperatura ficou abaixo de 05 graus. Hoje, o aeroporto de Campo Grande, registrou mínima de 08 graus.
Esta massa de ar polar além de provocar o forte resfriamento também inibe a formação de nuvens carregadas. Por isso, nestas áreas, o domingo será marcado por muito sol, com longos períodos de céu totalmente azul e sem chuva. Durante a tarde a sensação de frio é menor, mas assim que o sol se pôr, a temperatura volta a cair de forma acentuada. A próxima madrugada deve ser ainda mais fria na Grande Curitiba, na maior parte do Estado de São Paulo, inclusive na capital, e também no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário