Seja Bem vindo

Ao blog da meteorologia

terça-feira, 20 de julho de 2010

Grande contraste de temperatura no Centro-Oeste

No início da semana passada, o ar polar entrou com muita força no Centro-Oeste do Brasil e derrubou a temperatura, mas apenas em uma parte da Região. O frio que está fazendo há uma semana em praticamente todo o Mato Grosso do Sul e no centro-oeste e sul de Mato Grosso é até maior do que em muitas áreas do Sudeste, onde normalmente o ar polar chega forte com facilidade. Porém, a circulação de ventos sobre o Brasil ficou de tal forma nos últimos dias, que impediu o ar frio intenso de se espalhar completamente pelo Centro-Oeste ou mesmo pelo Sudeste.
Em Ponta Porã, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, a temperatura chegou aos 27ºC na manhã do dia 12 de julho. De lá para cá, com o ar polar constante e forte, o termômetro mal conseguiu chegar aos 10ºC. Na capital do Estado, Campo Grande, o calor chegou aos 30ºC no dia 12 de julho e depois os termômetros despencaram, não superando os 14ºC desde o dia 16, quando a cidade teve a tarde mais gelada de 2010. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a máxima no dia 16 foi de apenas 10,9ºC.
O ar polar vem atuando forte há uma semana em áreas do centro-sul e oeste de Mato Grosso, mas não chegou ao leste e ao norte do Estado, o que gerou um grande contraste de temperatura em Mato Grosso. Em Cuiabá, o calor no dia 12 de julho foi de 36ºC e a temperatura não passou dos 15ºC nos dias 16, 17 e 18 de julho. Para quem só lembra do calor que normalmente faz em Cuiabá, é quase impensável um dia com temperatura máxima de 13,1ºC, como foi no dia 17. Nesta segunda-feira, em Barra do Garças, na divisa com o sul de Goiás, a temperatura às 13 horas era de 30ºC. Alta Floresta, no norte de Mato Grosso estava com 28ºC. Estas duas localidades estavam com muito sol. Mas na capital, Cuiabá, com a influência do ar polar e o céu nublado, a temperatura às 13 horas era de apenas 14ºC.
O ar polar não chegou a Goiás e nem ao Distrito Federal, que continuaram com o sol forte e o calorão. Em Goiânia, a temperatura máxima entre os dias 12 e 18 de julho variou de 31ºC a 34ºC. Em Brasília, os termômetros à tarde ficaram entre 26º e 30ºC.
O ar polar está saindo de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso e temperatura sobe de novo no decorrer da semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário