Há vários dias as pancadas de chuva têm se concentrado, principalmente, no extremo norte do País e na costa leste da Região Nordeste, como é comum nesta época do ano. A maior parte da Região Sul, do Sudeste e todo o Centro-Oeste estão vivendo um período de calmaria no tempo. O frio da madrugada tem sido ameno e as geadas têm acontecido de forma esporádica, restritas a áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também na Serra da Mantiqueira. A formação de nevoeiro está frequente, o que restringe a visibilidade nos aeroportos e nas estradas, mas assim que se dissipa vem aquele sol forte, com céu todo azul.
Além de ser mesmo uma época de pouca umidade, um dos fatores que está impedindo mudanças no tempo é a presença de um grande sistema de alta pressão nos níveis médios da troposfera. A alta pressão funciona como uma “tampa” impedindo a formação de nuvens carregadas e também age como um “paredão” bloqueando o avanço de frentes frias pelo país.
Nos próximos dias esta alta pressão tende a se deslocar para alto-mar, o que vai permitir o deslocamento de frentes frias pelo Brasil.
A primeira frente fria deve provocar pancadas de chuva mais significativas apenas no Rio Grande do Sul entre os dias 06 e 07 de julho. Mas a segunda, que irá entrar no Rio Grande do Sul no dia 08, consegue avançar por toda a Região, e chega ao Estado de São Paulo no dia 10. A Copa do Mundo de 2010 vai terminar com tempo “bem diferente” em várias áreas do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário